A Arte
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Básico da Escrita

Ir para baixo

Básico da Escrita Empty Básico da Escrita

Mensagem  P3NS4NT3 Seg Out 24, 2011 5:22 pm

Tempos atrás quando comecei a escrever, o que eu mais tinha eram dúvidas, dúvidas sobre como se escreve, que tipo de texto se usa, o que pode e o que não pode. Pretendo então com esse blog dar dicas para novos escritores, muitas delas baseadas em experiência própria depois de algum tempo escrevendo, outras que aprendi conversando com outros escritores.
O mais importante para o escritor é ter consciência de que a escrita é uma arte, e como tal não tem uma regra pré-determinada, é claro que seguir a norma culta é essencial para o bom entendimento do que o autor quer dizer, portanto é sempre bom evitar desvios desnecessários da norma, é claro que ninguém deverá escrever 100% de acordo com a língua culta, coisa rara de se ver até mesmo em textos universitários.
Caso você se pergunte sobre o que é bom escrever, a resposta que eu dou é a mesma que eu sempre recebi, 'tudo', escreva o que você quiser. Também lembro que nunca ficava feliz em receber uma resposta tão vaga que aparentemente não indica direções, algo que um escritor novo sempre parece precisar.
Quando digo que qualquer coisa está bom, quero dizer que existem os mais variados públicos, existe quem ame um bom romance, os que amem um mistério ou por que não um drama? A dica é: Se especialize naquilo que você gosta, utilize o modo de escrita que você gosta, não aquele tipo de escrita que o autor X importantíssimo usa.
Caso você sinta dúvida sobre que tipo de texto você mais gosta de escrever, faça um texto curto de 20 linhas sobre um romance, um pequeno mistério, um drama, um livro de aventura. E depois veja qual você acha mais legal e continue, dali quem sabe não surge sua primeira história?

Treinamento para novos escritores:
1-Esse treinamento tem sua capacidade triplicada caso você queira fazer com um amigo que já tem um pouco mais de experiência de escrita, constitui em uma história pequena onde cada um escreve um parágrafo. Ele é bom para estimular a criatividade, uma vez que o outro escreve coisas que você não imaginaria em escrever, você está abrindo novos caminhos, recebendo novos pontos de vista sobre uma história abrindo sua mente para coisas que poderá usar em uma eventual história.

2-Quando você está escovando o dente, tomando banho, indo pro colégio/trabalho, por que não passar o tempo criando uma situação? Não toda uma história, apenas uma boa situação é de bom tamanho. Imagine como seria estar em certo ambiente sob certas condições climáticas com apenas alguns objetos por exemplo, e imagine a situação de exploração daquele ambiente. Esse exercício se mostrou útil me ajudando a aumentar a capacidade criativa.

Você pode escrever o tipo de treinamento que você usa, caso ache que tem um m
odo legal de treinar também.
P3NS4NT3
P3NS4NT3
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/10/2011
Idade : 29
Localização : Floripa - SC

https://aarte.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos