A Arte
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geografia Aplicada

Ir para baixo

Geografia Aplicada Empty Geografia Aplicada

Mensagem  P3NS4NT3 Seg Out 24, 2011 5:24 pm

Olá, o cenário de uma história é sempre parte fundamental em seu desenvolvimento, por causa disso abro esse tópico onde frequentemente falarei sobre diversos ambientes.

P3NS4NT3
P3NS4NT3
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/10/2011
Idade : 29
Localização : Floripa - SC

https://aarte.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Geografia Aplicada Empty Praia

Mensagem  P3NS4NT3 Seg Out 24, 2011 5:25 pm

Como está chegando o verão, nada melhor do que começar a falar sobre esse ambiente, que pode ser palco de diversos acontecimentos em uma história, seja ela romântica, em um jantar à luz de velas na praia, ou em uma ação, com pessoas perdidas em uma ilha, a praia é um ambiente muito utilizado.


O ambiente perfeito para as férias, a praia tem partes magníficas que podem ser extraídas por qualquer escritor para dar uma beleza a mais no seu texto, o cheiro do sal, o barulho das ondas do mar quebrando na costa.


O vento é sempre intenso nessa área litorânea devido à diferença de temperatura entre a água e a areia, que absorvem o calor do sol de forma diferente. Esse fenômeno pode causar o levantamento acidental de várias saias desprevenidas, ou pode ainda aproximar casais perdidos em uma noite por causa do frio.
A noite na praia pode ser uma aventura maior do que esperada, é aconselhável que as barracas sejam armadas a uma altura boa do solo, a não ser que você queira que animais marinhos que saem a noite visitem a sua barraca, tais como o caranguejo.
O vento nem sempre aparece sozinho, quando junto com ele aparecem tempestades enormes vindas do oceano, a chuva é devastadora além de cair deitada, o que pode pegar muitos abrigos mal feitos de surpresa, enchendo o interior dele de água, trazendo mais um vilão, a hipotermia!
É claro que em cenas de ação a praia também não deixa a desejar, sua falta de vegetação não é favorável aos covardes que gostam de se esconder, a não ser que esse se enfie pelo meio de algum rochedo. Essas rochas são geralmente lisas por causa da ação da água e do limo, correr nessa área é perigoso, sendo fácil assim cair e bater a cabeça.
Acima de todos, um inimigo silencioso se ergue a cada dia, chamamos ele de sol. Sem que você perceba, esse inimigo vai tirando sua vida pouco a pouco com a desidratação. Como há uma falta de vegetação muito grande na praia é difícil encontrar alguma sombra que o proteja dele, mesmo que encontre, não conseguirá fugir do calor. Exato, mesmo que você não receba radiação direta do sol, a areia absorve muita energia e esquenta, assim como o ar a sua volta, que faz com que você transpire mais, perdendo muita água.
Quando você entra na água do mar também existem vários fatores a serem levados em conta, o primeiro e que é de fato impossível de se fugir, é a alta concentração de sais nessa água, fazendo seu corpo perder mais água em um ritmo ainda mais acelerado. Tomar água do mar, apenas se você quiser cometer suicídio.
Nesse mesmo ambiente encontram-se os corais, locais que com frequência são encontrados no lado de uma praia, são o lar de muitos seres, mas não a melhor fonte de alimentos. Se cortar em um coral não é algo muito difícil, podendo ocorrer apenas pelo fato de encostar na sua superfície. Pela ferida sai sangue que pode ser isca para animais maiores, como o tubarão, e entram por ela várias bactérias que são comuns em corais, podendo levar à morte.
Se você está em uma praia em uma situação de sobrevivência não se esqueça, procurar uma maneira de evitar a desidratação é a coisa mais importante a se fazer. Encontre um rio que deságua no mar, tome cuidado, pois ilhas menores não o têm, e nas que têm, geralmente na foz do rio há uma mistura da água doce, localizada na parte superior do rio por ser menos densa, e água salgada, localizada na parte inferior do rio por ser mais densa. Muitos tubarões têm como costume se alimentar nesses locais por serem uma fonte fácil de alimento.
Caso você opte por outra fonte de água que não o rio, existem os cactos presentes em algumas praias. Nunca se esqueça de tomar cuidado ao manusear um cacto, suas bordas abrigam muitos espinhos. Seu líquido também tem um gosto horrível, mas é melhor que desidratar e morrer, não?
Se você não encontrou cacto, se acalme, ainda existem outras opções, tal como o coco. Mesmo que você tenha dificuldades em chegar a ele em cima de uma árvore, não desanime, além da água e sais minerais que ele contém, você pode encontrar alguma proteína e caloria na parte branca interna, que pode lhe render a vida. Abri-lo também não é uma tarefa fácil, se ele rachar ao meio todo o líquido pode escorrer para o solo fazendo você passar sede por um pouco mais de tempo, pelo menos você vai poder usar a casca do coco para coletar água da chuva em uma eventual tempestade.
Preste muita atenção na maré caso você queira sair de uma ilha com algum tipo de bote improvisado, se ela estiver enchendo, é preferível que você espere ela começar a vazar para então poder sair da ilha com o bote, e também preste atenção nas marcas da areia, não vá querer fazer seu abrigo na maré baixa em um local onde a água facilmente cobre com a maré alta.
Aprender a fazer uma fogueira é sempre essencial, além de prevenir que você morra por causa do frio, ele previne que você fique doente. Ferver a água sempre antes de tomar, ou esquentar seu alimento é sempre uma atitude esperta, visto que muitos micro-organismos podem estar escondidos nesses locais.

Acabo assim o texto falando sobre a praia, logo um texto abordando um outro am
biente.
P3NS4NT3
P3NS4NT3
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 24/10/2011
Idade : 29
Localização : Floripa - SC

https://aarte.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos